segunda-feira, 23 de março de 2009

O desenvolvimento do município >> Arnaldo Filho

Com o acentuado desenvolvimento da região, os prefeitos de Tocantinópolis e Araguatins, em parceria, abriram a primeira estrada de rodagens ligando estas duas cidades e passando pelo povoado de Lagoa de São Bento. Em 1965, Albino Rodrigues começou a fazer o transporte de pessoas com seu veículo Toyota Bandeirante, sendo pioneiro no ramo.

Em 1972 com a abertura da rodovia Transamazônica pelo presidente Gal. Emílio Ganastazu Médici, no período da ditadura militar, o povoado de Lagoa de São Bento começou a se desenvolver e a pecuária passou a ser o carro forte da região.

Nesta época, as condições de moradia no município eram precárias, principalmente, no zona rural, sendo em sua grande maioria, construída de taipa e palha de babaçu. Esta realidade só começou a mudar na gestão do prefeito Ronaldo Parente (1997 - 2000) e implementada em seu segundo mandato (2000 - 2004). Praticamente, ficaram extintas as casas de palha e taipa no município. Se no início de 1997 se contavam as casas construídas a tijolos e cobertas com telhas, no fim de 2004, contavam-se as que ainda restavam sem que fossem construídas. Este foi o prefeito que mudou a cara de São Bento.

Em 1976, João de Deus Miranda, foi eleito Prefeito de Araguatins. Nesta gestão o distrito de Lagoa de São Bento foi contemplado com algumas obras como, em 24 de julho de 1981 inaugurou o prédio da subprefeitura (atual prefeitura), a construção da pista de pouso (avenida aeroporto) dentre outras benfeitorias.

Em 1982, na gestão do governador de Goiás, Ary Valadão, foi construído o Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, nome dado em homenagem aos primeiros professores de São Bento. Nesta época foi instituído o ensino fundamental ( de 1ª a 8ª série) sendo nomeado para diretor o professor João Paulo Carneiro Rodrigues.

O Distrito de Lagoa de São Bento foi elevado a categoria de cidade, com o nome de São Bento do Tocantins, pela lei estadual nº. 251/89 e sancionada pelo governador do estado, José Wilson Siqueira Campos, no seu primeiro mandato. Em 1º de janeiro de 1993 tomou posse o primeiro prefeito, Oscar Milhomem Fonseca, e os 9 vereadores compondo o poder legislativo, representado pelo presidente João Queiroz Neto (PMDB).